DESTAQUE
Começa hoje a maior Feira de tecnologia da Europa em que Moçambique participa pela primeira Vez

Arranca esta quarta-feira, 22 de Maio, em Paris, na França, a maior Feira de tecnologia da Europa, denominada VivaTech. Providos de uma solução tecnológica de inteligência artificial que promete revolucionar o sector da saúde em Moçambique e em outras geografias mundiais com desafios semelhantes, inovadores nacionais participam do encontro, na expectativa de apresentar a proposta ao mundo.
A decorrer até ao dia 25 de Maio corrente, a oitava edição da VivaTech vai reunir entidades globais líderes na inovação e tecnologia, com a presença de milhares de participantes, oriundos de vários quadrantes do mundo.
Assim, a VivaTech acaba por se converter num palco universal para que Moçambique, representado pela Startup GALENICA.ai, apresente esta solução tecnológica denominada “APOIO” – um HealthBot de inteligência artificial (IA) desenvolvido no âmbito de uma parceria entre moçambicanos e uma empresa especializada em AI/ML sediada nos Estados Unidos da América.
Concebido para responder aos complexos desafios relacionados com o acesso aos recursos humanos, materiais e infraestruturais do sector da saúde, em África, o APOIO permite acesso a informação e responde às várias necessidades sanitárias, sejam elas físicas, emocionais ou mentais dos seus utilizadores e/ou familiares, com o potencial de melhorar generalizadamente a saúde das populações. O aplicativo oferece análises interativas e personalizadas relativamente aos vários sintomas e patologias, encaminhando, sempre que necessário, o paciente ao médico.
A título de exemplo, só com a câmara do telemóvel, o APOIO permite medir os sinais vitais do paciente, avaliando a tensão arterial, a frequência cardíaca, frequência respiratória e o nível do oxigénio.
Ademais, o APOIO presta igualmente ajuda particular aos jovens e adolescentes no que toca ao bem-estar, respondendo às preocupações de saúde mental e no combate às doenças sexualmente transmissíveis.
Trata-se, na verdade, de uma solução com o poder de minimizar a pressão imposta às unidades sanitárias, ao mesmo tempo que facilita o acesso, 24 horas por dia, aos cuidados de saúde, principalmente para os moçambicanos que residem à distância de quilómetros da ajuda médica profissional. Redacção
-
SOCIEDADE2 anos atrás
Cresce o número de escolas e professores que leccionam o ensino Bilíngue em Nampula
-
DESTAQUE11 meses atrás
Arcénio Cuco: “Ossufo Momade parece ter se inspirado na estratégia de Dhlakama para se manter no poder”
-
DESPORTO11 meses atrás
Apoio da ACD impulsiona projectos visionários de Cecília Guambe
-
DESTAQUE8 meses atrás
Clima de guerra: RENAMO anuncia confronto com FRELIMO em Nampula
-
DESTAQUE10 meses atrás
Wilker Dias: “É desafiador imaginar uma democracia forte com uma oposição fragilizada”
-
DESTAQUE9 meses atrás
Domingos Zaqueu prevê impacto negativo no orçamento familiar com nova política do banco central
-
DESTAQUE12 meses atrás
Marchal Manufredo sobre Cabo Delgado: “É possível pôr fim aos confrontos sem recorrer a armas, sem perdas de vidas…”
-
SOCIEDADE2 anos atrás
Nampula homenageia Azagaia