Connect with us

DESTAQUE

Número de mortos em naufrágio sobe para 96 na Ilha de Moçambique

Publicado há

aos

O número de vítimas mortais do naufrágio ocorrido, ao largo da Ilha de Moçambique, neste Domingo (07/04/2024) aumentou para 96. O acidente envolveu uma embarcação privada que realizava o transporte de passageiros e mercadorias do Posto Administrativo de Lunga em Mossuril para a Ilha de Moçambique.

A administradora Marítima da Ilha de Moçambique, Fahara Luís Faquira, confirmou ao Rigor que, infelizmente, o número de vítimas mortais pode aumentar. Após a interrupção das operações de resgate ontem à noite, devido à falta de visibilidade, as buscas foram retomadas às 5 horas desta segunda-feira (08.04.2024). A Administração Marítima da Ilha conta com a ajuda de particulares, que disponibilizaram várias embarcações para auxiliar no resgate.

Segundo os dados disponíveis, a embarcação carregava aproximadamente 150 indivíduos. Desses, 96 foram encontrados sem vida, enquanto os outros 34 foram resgatados com vida, dez dos quais recorreram ao tratamento médico no hospital da Ilha de Moçambique. Conforme os dados que possuímos, actualmente, somente três pessoas permanecem no hospital recebendo cuidados médicos. A maioria das vítimas mortais são mulheres e crianças. Na Ilha de Moçambique, os moradores locais relatam que a maioria das 150 pessoas que estavam no barco vinham de Lunga, uma região afectada pela cólera, buscando refúgio. A chegada em massa à Ilha ocorreu devido à disseminação de informações incorrectas sobre a origem do surto de cólera em Lunga.

A situação na Ilha é alarmante. Algumas famílias chegaram a sofrer a perda de até 5 a 15 membros do mesmo núcleo familiar.

Fahara destaca que sua organização irá focar na constante consciencialização dos pescadores para evitar que ocorra transporte novamente de pessoas. O tripulante do barco que naufragou e sobreviveu relatou que foi surpreendido por diversas pessoas que pediram ajuda, na tentativa de escapar de Lunga, onde ocorreu uma onda terrível de desinformação.

Lembre-se que o barco afundou por volta das 13 horas deste Domingo, 7 de Abril, após uma onda enorme atingir a embarcação. Raufa Faizal

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas

Jornal Rigor - Verdade & Precisão © 2024. Todos os direitos reservados | By NXCore